Este é um assunto importante que teremos que tratar com a LGPD, porque proteger os dados dentro da empresa já não é uma tarefa fácil, imagine fora da empresa.
Algumas coisas básicas que pensamos em termos de tecnologia é que é necessário ter um computador com os softwares atualizados, antivírus, uma VPN para acessar os dados da empresa, um software para controlar se o funcionário está mesmo trabalhando, controlar onde ele está navegando e até bloquear o acesso ao pendrive e cd/dvds.
Mas o que as empresas não pensam é onde o funcionário está fazendo o home office, se é em casa mesmo ou em um cybercafé, na praça de alimentação do shopping ou outro lugar qualquer. Nesses lugares se cria um problema de proteção de dados maior porque não é possível saber se a rede foi hackeada ou simplesmente se alguém está vendo o seu monitor ou até se alguma câmera de segurança está filmando os seus dados.
E tem ainda o fato das informações que estão em papel. Talvez funcionários de RH precisem levar currículos de candidatos para casa e no caso como fica a segurança destes dados e até mesmo o descarte deste material. Fazer home office é muito bom, mas é preciso pensar nestes “detalhes” primeiro.