Cibersegurança é em assunto que está nas prioridades da maioria das empresas, e agora mais ainda, influenciada principalmente pela LGPD.
Até agora o foco era não deixar vazar dados essenciais para a concorrência e/ou não correr o risco de arranhar a imagem junto a opinião publica caso dados sensíveis fossem vazados. Entretanto, com a LGPD, adicionou-se mais uma preocupação nesta lista, que é receber uma multa que pode chegar a 50 milhões.
Essa multa, para nosso azar, está se criando uma nova modalidade de crime, a de chantagistas digitais, que invadem uma empresa, roubam os dados e ameaçam vazar as informações com o intuito da empresa receber uma multa.
E, infelizmente, a prevenção contra este tipo de crime se mostra mais complexa porque o criminoso não precisa roubar dados essenciais da empresa, basta conseguir os dados pessoais, que podem estar em qualquer sistema, planilha, pagina web, etc.
Mais informações você pode encontrar neste artigo: https://computerworld.com.br/2018/12/07/lgpd-deve-liderar-investimentos-em-ciberseguranca-em-2019/